Afinal, o que é ser um missionário?

Afinal, o que é ser um missionário?
4 de agosto de 2015 Administrador

É impossível imaginar o que Deus pode fazer em nossas vidas quando colocamo-nos a disposição Dele. Na EMAD a gente pode experimentar exatamente isso: o trabalhar de Deus em nossas vidas. Durante 10 meses estudamos diversas matérias nas mais vastas áreas do conhecimento bíblico-missionário, com professores fantásticos porque vivem o que nos ensinam. Assim, quando retornamos às nossas igrejas temos a oportunidade de aplicar tudo o que aprendemos.

Entretanto, quando voltamos para as nossas cidades a adaptação é um pouco difícil, porque você chega ansioso para ser enviado ao campo missionário e muitas vezes não é o que Deus quer para você. Às vezes, Deus só quer que você permaneça em Jerusalém (Lucas 24.49) até que Ele trabalhe em você, te encha com seu Espírito e o ensine lições que não levam meses para serem aprendidas, mas anos. Evidentemente a obra de Deus tem pressa, mas como questionar o Senhor do tempo a respeito de prazos?

O que não pode ocorrer é que nesse período de espera haja um relaxamento. Você não pode perder a visão do Reino, das almas, das nações, do seu chamado, da certeza de que Deus escolheu você para realizar uma obra especial para Ele. E são estas lições que tento aplicar todos os dias em minha vida.

Hoje, trabalho na administração da minha igreja, sou um dos líderes da mocidade, e diácono da casa do Senhor. Recentemente, formamos a primeira turma do curso modular de missões da EMAD em nossa cidade; tudo pela absoluta misericórdia de Deus. Atividades que são desenvolvidas em grande parte com os conhecimentos adquiridos quando da minha estadia em Campo Limpo Paulista. São grandes responsabilidades que somente podem ser desenvolvidas se o dono da obra lhe orientar como fazer. Mas desde que entreguei minha vida a Deus e às Missões é exatamente isso que tem acontecido: Ele tem guiado cada passo meu através do seu Espírito Santo.

O que temos que entender é que os nossos pensamentos, os nossos caminhos, não são os mesmo de Deus. Os Dele são mais altos que os nossos (Isaías 55.8). E que por mais que busquemos saber o que Ele tem para fazer através das nossas vidas, ninguém é capaz de imaginar o que Deus tem preparado para os que O amam (I Coríntios 2.9). O que temos que fazer é nos manter em sua presença e debaixo de sua cobertura espiritual que é investida em nós através do anjo da igreja. Não nos manter ansiosos porque Deus sabe o que é melhor para nós e saber que “tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.” (Eclesiastes 3.1)

O que é ser um missionário? É simplesmente ser alguém disposto a ouvir a voz de Deus e obedecer. Ainda que essa ordem pareça difícil de cumprir.

Ezequiel Sousa Silveira


Aluno da Escola de Missões da Assembleia de Deus (EMAD), turma Pr. Joel Holder, ano de 2013.